quinta-feira, 30 de outubro de 2014


              Relações raciais entre homossexuais no Brasil Colônia.

          No Brasil a duas constatações importantes feitas por esse precursor dos estudos sobre homossexualidade em nosso país. A maior parte abordando o completa problema homossexual sob a lente da medicina legal, da criminologia, da psicopatologia e em bem menor numero e só recentemente, sob a perspectiva da psiquiatria, da historia, da antropologia social. Felizmente que o obscurantismo e homofobia começa ceder lugar a razão e a verdadeira ciência. 
As vésperas da descoberta do Brasil as ordenações Afonsinas, alem de condenarem o homossexualismo com pena de morte, o pecado a sodomia e não é acha do outro tão aborrecido ante Deus e o mundo, com ele, sendo a causa do Dilúvio universal.
          Embora homossexuais não implique obrigatoriamente assumir comportamentos, ocupações ou trejeitos do outro sexo e a quantidade de homossexuais famosos do passado e presente que brilharam como militares e uma prova incontestável deste enunciado.
Se para as uniões oficiais tal tendência parece ser dominante, para as uniões livres o mesmo autor reconhece que a regra diminui nitidamente. Os aspectos marcantes das relações nefandas entre a população de cor da Bahia Colonial, a primeira observação refere se a existência de uma relação estável entre sodomitas da mesma raça e de igual situação jurídico-social, trata se de dois índios escravos, moradores da Bahia de todos os santos.
           Os sodomitas de cor, menos informados do perigo da Inquisição, eram mais ousados, chagando a vestir se a caráter, vivendo publicamente amancebados, outros não acreditavam que pudesse ser efetiva a ação do santo oficio.   Evidentemente que não considero o homossexualismo  como  ferida, muito menos como anormalidade, perversão, pecado, imoralidade outras. As ciências feitas apenas pelos cidadãos normais, onde ate hoje explica o homossexualismo como decorrente de uma inflamação de certa glândula. No Brasil Colonial tem exatamente essa finalidade de resgatar a historia secreta de um segmento social ate entao estigmatizando, escondido. Resgatar o passado de milhares de homens e mulheres cujo direito a historia foi ate entao negada.



          Ainda vivemos em uma sociededa heterossexista e homofobia. Se a  pessoa  resolver falar ela corre o risco de perder ate mesmo seu emprego em muitas vezes ela   ate mesmo  pode ser agredida por falar sua opçao sexual.   Hoje em dia, na sociedade em que estamos vivendo,  é  fácil  falar deste assunto,o difícil são as pessoas aceitarem a homossexualidade de uma pessoa. Podemos observar nas escolas e trabalhos quando uma  pessoa resolver falar com clareza sobre sua sexualidade. Ela se torna vitima de agreçoes e ate mesmo de comentarios desagradaveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário